ACERVO

O acervo Saturnino de Brito é o local que abriga a história do saneamento de Santos.
No acervo os visitantes podem conferir diversas atrações, como móveis, equipamentos e projetos originais do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito durante o período em que trabalhou na Cidade criando os sistemas de drenagem e de rede de esgoto utilizados até os dias de hoje, e ainda um acervo de livros, relatórios, mapas e fotos da Comissão e Repartição de Saneamento de Santos que retratam a história do saneamento na Baixada Santista e podem ser acessados com prévio agendamento.
Uma atração é a Sala de Fotos, com imagens da construção dos canais, da Ponte Pênsil, do Emissário de Itaipu, do sistema de abastecimento de água e da antiga empresa City of Santos, de equipamentos tombados como a Usina Terminal situada na Estação de Precondicionamento de Esgotos (EPC) no José Menino e a Estação Elevatória de Esgoto localiza na área portuária, além de instrumentos de desenho e hidrômetros antigos.
O local também abriga a Sala do Programa Onda Limpa, que contém fotos e mapas da ampliação do saneamento na Baixada Santista, como Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs e Emissários Submarinos, entre outros.
O acervo faz parte da linha do Bonde do Centro Histórico e recebe visitas de terça a domingo, das 11h às 17h, com entrada gratuita e guias bilíngues.


Número de visitantes

O acervo Saturnino de Brito até fevereiro de 2013, desde a sua inauguração em dezembro de 2009, já recebeu mais de 12 mil visitantes. Em média, o local recebe aproximadamente 400 pessoas por mês.

Elogios registrados no livro de entrada:

"Muito interessante a visita. Foi demais conhecer um pouquinho mais da obra de Saturnino de Brito e o Pedro (guia) foi sensacional".
Dia 14/12/2012 - Família Nunes Marcondes - São Paulo

"Gostaríamos de agradecer imensamente a dedicação e o entusiasmo do funcionário Luis Fernando (guia) que com muita boa vontade e paciência atendeu a mim e minha esposa em nossa visita à cidade de Santos.
Saímos daqui com muita alegria pelo que aprendemos e por saber que a Sabesp está fazendo o possível para cuidar das águas e consequentemente trazido benefícios às pessoas. 
Obrigado a todos".
Dia 29/01/2013 - Paulo e Sirlene - São José dos Campos

"Foi uma visita ótima e muito instrutiva do Pedro (guia), um trabalho extremamente importante. Muito legal mesmo".
Dia 30/01/2013 - Larisse A. Pereira - Londres/Inglaterra


Agendamento de visitas

Para escolas, órgãos públicos, empresas ou grupos interessados, as visitas podem ser agendadas previamente por telefone ou e-mail:

Telefone: (13) 3201-2657
E-mail: comunicação_rs@sabesp.com.br


Como chegar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário