terça-feira, 12 de março de 2013


Saturnino de Brito 
tem história lembrada
O engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito teve sua história lembrada neste domingo (10), data de seu falecimento, há 84 anos.
O engenheiro ficou conhecido por ter solucionado os graves problemas de saneamento de Santos no início do século XX, e por ter sido o idealizador dos canais de drenagem da cidade.
Nascido em Campos (RJ), em 1864, foi autor do projeto de drenagem e coleta de esgotos, obra inédita, a partir de 1905, que obteve repercussão internacional.
Dos nove canais projetados por Saturnino de Brito, o canal 1 foi o primeiro a ser entregue. Além dos 2, 3, 4, 5 e 6, planejou outros nas ruas Moura Ribeiro (Marapé) e Barão de Penedo (José Menino), e Av. Francisco Manoel (ao lado da Santa Casa). O sistema de drenagem foi complementado pela prefeitura com mais seis canais.

Lembrança

Uma estátua em sua homenagem foi inaugurada em 1969, no jardim da praia do José Menino. Já as imagens dos canais na época da inauguração, móveis, equipamentos e projetos originais do engenheiro podem ser encontrados na sede da Sabesp, no palácio que leva seu nome (Av. São Francisco, 128).
A visitação é feita de terça a domingo, das 11h às 17h, com entrada gratuita e guias bilíngues.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário