PALÁCIO SATURNINO DE BRITO


O local, que é uma das paradas do circuito do Bonde Histórico de Santos, concentra ainda o acervo do saneamento, com objetos utilizados pelo engenheiro Francisco Rodrigues Saturnino de Brito e plantas históricas da implantação do saneamento na região, todos abertos à visitação.

Além disso, da sua grande porta de entrada, em ferro batido, a visão é grandiosa: uma escadaria em mármore nacional emoldura um imponente vitral multicolorido, que retrata a escalada da Serra do Mar pelos Bandeirantes. Esta é a primeira impressão que o visitante tem do Palácio Saturnino de Brito. A beleza do prédio, construído em 1936, se integra perfeitamente à paisagem do Centro Histórico de Santos, onde está localizado.




O prédio foi construído no final do século XIX para sediar o escritório da Comissão de Saneamento, e seu aspecto atual, deve-se a ampla reforma de 1936, mantendo o estilo arquitetônico clássico, com influências modernistas da época. O Palácio Saturnino de brito ocupa uma área de 1050 metros, onde funcionam diversos setores, divisões e departamentos da Unidade de Negócio da Baixada Santista – a maioria instalada em grandes salas, com portas pesadas e pé direito alto, com detalhes de gesso no teto.

No hall de entrada está a escadaria com degraus e corrimão em puro mármore nacional, centralizando sobre seu patamar, o vitral denominado “Os Bandeirantes”, sendo este ambiente iluminado por uma cúpula também de vitral, em cujo centro destaca-se o escudo do Estado de São Paulo.

O hall é revestido de mármore, com piso de faixas de mármores e de granilite filetado de latão. A iluminação indireta é feita através de calhas de gesso, modelado e pintado à “Majolica”.
 
Atualmente, no hall, - que já abrigou a agência de atendimento ao público da Sabesp e um posto do antigo Banespa - estão expostos os móveis utilizados pelo sanitarista Saturnino de Brito, durante o período em que trabalhou na cidade e criou o sistema de canais de drenagem utilizados até hoje. Restauradas, estas peças ajudam a contar um importante trecho da história do saneamento em Santos. Também foi recentemente transferido para as salas ao lado do hall o acervo e fotos sobre a história do saneamento da Baixada Santista.

Tanto o projeto do edifício como sua construção foram feitos diretamente pela Repartição de Saneamento. No acabamento do prédio colaboraram o Liceu de Artes e Ofícios de S. Paulo, Sebastião Sparapani, Fischet Schwartz – Hautmont, Presgrave, Melo & Cia, S/A Mármores Brasileiros, Oliveira Grecco & Cia Ltda, Casa Conrado, Casa Verde, Sotema, General Eletric, Manfredo Costa & Cia, La Fonte, Casa Reigrantz e Casa Alemã.

Vitral

A arte dos vitrais foi trazida ao Brasil pelo artista alemão Conrado Sorgenicht, no século XIX. Entretanto, coube ao seu filho, de mesmo nome, a criação do denominado “Estilo Brasileiro”. Assim chamado por refletir feitos históricos, junto a paisagens locais.

Seu primeiro trabalho dessa série é o vitral que embeleza o Palácio Saturnino de Brito, intitulado “Os Bandeirantes”. Com seis metros de altura, esta importante obra retrata a escalda da Serra do mar pelos bandeirantes portugueses, acompanhados de indígenas, no transporte de riquezas. Bastante colorido com figuras bem elaboradas, transmite uma imagem, que pode ser equiparada ao moderno tropicalismo.

O endereço do palácio é Avenida São Francisco, 128, Centro Histórico de Santos/SP. 




Tombamento do Palácio 
Saturnino de Brito

Em janeiro de 2002, funcionários da Sabesp em Santos deram início ao processo que culminou com o tombamento pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – do Palácio Saturnino de Brito, onde a empresa se encontra instalada.
“... Assim, pelo valor imensurável à história de SANTOS, cidade fundada por Braz Cubas, permitimo-nos solicitar o empenho de Vossa Senhoria junto a esse CONDEPHAAT, no intuito de que seja iniciado o processo de tombamento do Palácio Saturnino de Brito, nome atribuído ao edifício em homenagem ao seu idealizador”. Durante reunião do Conselho, no dia 18/08/2003, o pedido foi aceito e o Palácio Saturnino de Brito foi tombado pelo CONDEPHAAT. O tombamento do Palácio foi o primeiro passo para que o patrimônio cultural do saneamento na Baixada Santista fosse também reconhecido como marco referencial de caráter histórico da região e, como tal, também tombado.



Sabesp abre as portas 
do Palácio Saturnino 

de Brito à comunidade


A Sabesp apresentou na sexta-feira, dia 11/12/2009, a partir das 15h30, o Palácio Saturnino de Brito, sede da Unidade de Negócio da Baixada Santista, uma das estações de parada do bonde, inclusa desde o dia 15/12/2009 no roteiro oficial da linha turística, um dos principais atrativos turísticos de Santos. Durante a solenidade, o grupo Trovadores Urbanos fez apresentação com um repertório musical de época.  

O trajeto do bonde foi ampliado de 2,9 quilômetros para um percurso de 5 quilômetros com um total de 40 estações. 

Um comentário:

  1. Com a orientação dos guias Pedro e Gabriela, é importante mergulhar nas informações fornecidas por eles, para entender a importância de Saturnino Brito que ousou viabilizar o funcionamento da cidade de Santos, construindo os canais para controlar o fluxo da maré sobre a cidade.

    ResponderExcluir