sábado, 16 de fevereiro de 2013


Atrações no Centro de Santos para o 
final de semana
Palácio Saturnino de Brito e Descida das Escadas de Santos


Palácio Saturnino de Brito: O local, que é uma das paradas do circuito do Bonde Histórico de Santos, concentra ainda o acervo do saneamento, com objetos utilizados pelo engenheiro Francisco Rodrigues Saturnino de Brito e plantas históricas da implantação do saneamento na região, todos abertos à visitação.

Além disso, da sua grande porta de entrada, em ferro batido, a visão é grandiosa: uma escadaria em mármore nacional emoldura um imponente vitral multicolorido, que retrata a escalada da Serra do Mar pelos Bandeirantes. Esta é a primeira impressão que o visitante tem do Palácio Saturnino de Brito. A beleza do prédio, construído em 1936, se integra perfeitamente à paisagem do Centro Histórico de Santos, onde está localizado.

Outra atração é a Sala de Fotos, com imagens da construção dos canais de drenagem, da Ponte Pênsil, do Emissário de Itaipu, do Sistema de Abastecimento de Água da antiga empresa City Of Santos, de equipamentos tombados como a Centenária Usina Terminal situada na Estação de Precondicionamento de Esgotos no José Menino e a Estação Elevatória de Esgoto localizada na área portuária, além de instrumentos de desenho e hidrômetros antigos.

O acervo abre de terça a domingo, das 11h às 17h, com entrada gratuita e guias bilíngues.

O endereço é Avenida São Francisco, 128, Centro Histórico de Santos – próximo ao Monte Serrat.


Descida das Escadas de Santos: Neste final de semana, 100 ciclistas de sete países se reúnem para descer em cerca de um minuto os 415 degraus do Monte Serrat para tentar o título da “Descida das Escadas de Santos”, a partir das 10 horas.

O percurso é difícil. Pois quando se fala em descida das escadarias, significa que os atletas passarão mesmo pelos degraus. Tablados de madeira só são usados em alguns pequenos trechos para que os atletas consigam mais velocidade e tenham segurança em curvas mais fechadas do morro.

Ano passado o campeão foi o eslovaco Filip Polc, que terminou o percurso de 650 metros de extensão em 58,21 segundos, o que equivale a cerca de 40 Km/h. Parece pouco quando se está dentro de um veículo motorizado, mas é como despencar dos 157 metros de altitude, percorrendo mais de 11 metros de escadaria por segundo. 

Neste sábado, os treinos começaram às 10 horas. Às 16 horas, teve inicio o qualifying. Após, a premiação dos melhores em cada categoria. Já no domingo, às 9 horas, tem treino livre e, às 10 horas, com transmissão da TV Tribuna entram em disputa os lugares no pódio da categoria Pró (elite) masculina e feminina.
..........................................

Termina hoje o Horário 
Brasileiro de Verão
Iniciado no dia 21 de outubro de 2012, o Horário Brasileiro de Verão termina à meia-noite deste sábado. Para isso, atrase os relógios em uma hora. 
O Horário de Verão acontece no Distrito Federal e nos estados  do Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Desta vez, a economia nestes estados foi de 2.477 megawatts (MW) no período entre as 18h e as 21h, considerado horário de pico. Isso equivale a 4,5% da demanda máxima nos três subsistemas onde houve a mudança de horário.
O Horário de Verão surgiu para beneficiar a segurança operacional do sistema elétrico do país, pois acontece a diminuição dos carregamentos na rede de transmissão. Desde o dia 21 de outubro de 2012, o Horário de Verão esteve em vigor. A estimativa do governo é de que a medida tenha gerado uma economia de R$ 280 milhões. Ainda uma redução média de cerca de 5% na demanda por energia nessa faixa horária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário